segunda-feira, 13 de setembro de 2010

Entrevista com Jon Foreman da Banda "Switchfoot"


O caminho do sucesso mudou a música da banda e definiu o foco.

A Jornada do Switchfoot*, por Roxanne Wieman e Mark Lore

“Um cínico é apenas alguém com um coração machucado,” diz o vocalista do Switchfoot, Jon Foreman, como se isto fosse um lema. “As circunstâncias te destroem e a resposta mais fácil para isso é destruir alguém junto.” É uma declaração que, ao mesmo tempo, mostra sua desaprovação e compreensão para com os críticos que tentam menosprezá-lo junto com sua banda.

Switchfoot Hello Hurricane

Foreman é um enigma. Sentado no chão do trailer da banda antes de um show, ele é simpático e disposto a conversar, mas cauteloso, ainda que esteja exausto. “No meu caso, acho que há muitas coisas que aconteceram e que me deixaram cínico, até em relação a entrevistas,” ele diz rindo e olhando para cima brincando (ou não).

“Parece que…, ‘Por que nós damos entrevistas, qual é a de tudo isso?’ … Quando eu entro num palco ou concedo uma entrevista tento manter em mente o fato de que estou aqui para servir as pessoas. Se elas quiserem ouvir o que eu disse e aplicar, isso será um honra; se não quiserem, já não é da minha responsabilidade.

“Mas a questão central disso não sou eu. Se você se apresenta ao mundo vestindo um avental de servo, você poderá ir a lugares que não iria usando a coroa de um rei.”

Antes e depois

Atualmente na Atlantic Records, o Switchfoot lançou em novembro o seu sétimo álbum de inéditas, Hello Hurricane, o primeiro trabalho de músicas novas após três anos. O lançamento revela um novo lado do Switchfoot, que mantém o rock espiritualizado voltado para os velhos fãs e, mais importante, para eles mesmos.

“Eu levei esse disco com o seguinte pensamento: ‘Vocês gostariam de morrer cantando quais músicas?’” Conta o vocalista. “Todos nós já tivemos momentos incríveis no palco tocando músicas que, melodicamente, são agradáveis. Foi uma questão de se aprofundar numa busca para descobrir quais são as músicas que queremos cantar pelo resto de nossas vidas.”

Foreman brinca dizendo que, no início, fazer música era só uma questão de entreter a si mesmo e os amigos enquanto tentava passar de ano na faculdade e, ironicamente, foi a música que o levou a decisão de trancar a universidade. Hoje a sua visão da banda evoluiu.

“Acho que há diferentes maneiras de evoluir o modo como nos relacionamos com a música,” declara. Ele considera que a primeira turnê foi o momento em que a visão deles com a música começou a tomar forma. “Nós tocamos pelo mundo e as pessoas realmente estavam ouvindo o que tínhamos a dizer. Então pensamos, ‘Vamos procurar bem dentro de nós, na política, e na atmosfera espiritual para encontrar assuntos sobre os quais escrever ao invés de sair falando o que der na telha.’

“Penso que isso foi uma transição,” continua. ”Quando fomos contratados pela gravadora Columbia lembro-me que tínhamos objetivos diferentes. Sentamo-nos naquele estúdio de hip-hop que estava mixando um disco e havia cheiro de maconha por toda parte. Estávamos apenas procurando um lugar em que pudéssemos nos focar sem distrações, e lembro-me claramente de dizer: ‘OK, nós queremos ser sal e luz do mundo, pra todo mundo.’

“A segunda parte foi a revolução de ‘ser,’ acompanhada da idéia de que não há uma revolução do ‘fazer.’ Sei que o “fazer” é uma parte do processo, mas ele é gerado no interior, transcende o ato de forçar que os outros aceitem suas idéias. E daquele momento pra frente, acho que os horizontes se ampliaram, e passamos a nos preocupar menos com que os outros pensam e nos focamos em ter certeza das escolhas que fazemos .”

Rótulos e justiça

Há algo a ser dito sobre a longevidade da banda. Nos últimos seis anos, a banda cruzou a intransponível linha que existe entre a música cristã e o mainstream, enquanto se movia dentro de um emaranhado de burocracia de uma grande gravadora numa época em que a indústria musical continuava desmoronando. Apesar disso tudo, o Switchfoot conseguiu manter a mesma formação desde o seu início em 1996. “Nós não estaríamos tocando por aí se não tivéssemos esse vínculo de amizade que temos,” Foreman confessa.

O rótulo de “banda cristã” sempre foi um tema desconfortável para Jon Foreman. O Switchfoot chegou até mesmo a rejeitar a participação em festivais cristãos, por um curto período, depois de ganhar o disco de platina 2003 com o disco The Beautiful Letdown.

“Minha opinião sobre o fato de sermos ou não uma banda cristã é de que esta não é uma coisa que nós decidimos, já que as pessoas nos chamarão do que elas quiserem nos chamar,” declara Foreman. “Eu só acho que não assino embaixo desse rótulo.”

“Exploramos a nossa fé e a tornamos em uma mercadoria,” completa. “E é por isso que eu tenho uma cisma com isso tudo. O verdadeiro motivo do rótulo parece ser esse, na minha opinião.”

Rótulos à parte, Foreman tem várias opiniões sobre o que é ser uma banda cristã, especialmente no tocante à justiça social.

“Eu sonho com todos se envolvendo com justiça social. ‘A quem muito é dado, muito é pedido,’” cita. “Só o fato de estar em solo americano significa que você é parte dos 98 por cento mais sortudos (ricos) do mundo; nós temos sapatos, calças jeans, cuecas limpas, e a oportunidade de tomar banho com água limpa. São coisas sobre as quais você nem se liga.”

Para Foreman, esta é a motivação que o faz lutar contra o cínico interior.

“Eu, se não acreditasse no amor de Deus, me tornaria um homem muito cínico. Acho que nem estaria vivo mais, não haveria nada que fizesse a vida digna.”

Ele também fala sobre sua perspectiva em relação a ativismo, questões de justiça e até mesmo a mudança do foco das músicas. “Passei por momentos em minha vida em que fui ingênuo a ponto de pensar que poderia mudar o mundo. É um sentimento incrível o momento em que você percebe que o negócio é mais embaixo.”

“Acredito, sobretudo, que toda essa jornada leva-nos a fé em Deus. Se esta divindade criou os céus e as estrelas e ainda assim se preocupa comigo, logo, se eu abrir mão de mim por Ele, há uma esperança além de qualquer esperança de que eu irei encontrá-lo por conta própria. Eu tentarei alcançar as coisas que quero por meio da minha música que significa muito pra mim, mas, em contrapartida, isso será feito com a única intenção de estar aproveitando e amando cada segundo de minha vida.”

Nenhum comentário: